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10 Alimentos que ajudam a baixar a pressão arterial elevada

A pressão arterial elevada, também conhecida como hipertensão, é um importante fator de risco para ataques cardíacos e derrames. Uma leitura de pressão sanguínea de 140/90 mm Hg ou acima é considerada pressão arterial elevada. Na maioria dos casos, não causa sintomas visíveis e por isso é chamada de assassina silenciosa.

Muitos fatores contribuem para a hipertensão arterial, incluindo idade, genética, estresse, obesidade, estilo de vida sedentário, consumo de álcool, tabagismo e consumo excessivo de sal.

Ao gerenciar e controlar o fator de risco, você pode manter sua pressão arterial sob controle. Além disso, comer uma dieta saudável rica em antioxidantes e baixa em gorduras saturadas pode ajudar a controlar o problema.

Além disso, não se esqueça de tomar a medicação de pressão arterial como indicada pelo seu médico e monitorar regularmente a sua pressão arterial.

10 Alimentos que ajudam a baixar a pressão arterial elevada

Abaixo listamos 10 alimentos que ajudam no controle da pressão arterial:

  1. Limões

Limão, um citrino popular, pode ajudar a regular a alta pressão arterial. Sua vitamina antioxidante C ajuda a neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres.

Isso, por sua vez ajuda a baixar a pressão arterial elevada, reduz o colesterol alto e melhora a saúde geral do coração. Além disso, os limões são ricos em potássio que ajuda a baixar a pressão arterial, reduzindo os efeitos do sódio.

Beba um copo de água morna com o suco de ½ limão adicionado a ele todas as manhãs com o estômago vazio. Para obter melhores resultados, não adicione sal ou açúcar.

  1. Alho

Ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, estimulando a produção de óxido nítrico, que por sua vez reduz a pressão arterial, especialmente a pressão arterial sistólica.

Alho pode até ajudar a melhorar a circulação sanguínea, reduzir o colesterol e prevenir a doença cardíaca.

Coma 2-3 dentes de alho crus diariamente com o estômago vazio. Você também pode tomar suplementos de alho, mas só depois de consultar o seu médico.

  1. Bananas

Comer 1- 2 bananas por dia para baixar a pressão arterial. O alto teor de potássio da banana ajuda a diminuir o efeito do sódio, que por sua vez, regula a pressão arterial. Na verdade, a ingestão regular de alimentos ricos em potássio pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral e prevenir doenças cardíacas.

De acordo com um estudo de 2005, publicado no jornal American Hypertension da American Heart Association, o aumento da ingestão de alimentos ricos em potássio tem o mesmo efeito sobre a pressão arterial como o cloreto de potássio, o que ajuda a baixar a pressão arterial.

Corte uma banana em seu cereal ou aveia no café da manhã, ou leve para o trabalho todos os dias para um lanche rápido, fácil e barato.

  1. Azeite (Extra Virgem)

O azeite extra virgem contém antioxidantes chamados “polifenóis”, que ajudam na redução da pressão arterial elevada e até mesmo proteger do LDL (“mau”) colesterol da oxidação. Além disso, o azeite contém ácidos graxos monoinsaturados que ajudam a melhorar a saúde do coração.

De acordo com um estudo de 2000 publicado nos Archives of Internal Medicine, o uso de azeite extra-virgem pode diminuir a dose diária de anti-hipertensivos.

Coma algumas colheres de azeite virgem extra por dia. Use-o em molhos de salada saudável. Você pode usá-lo para cozinhar ou assar também.

  1. Tomates

Tomates contêm licopeno e outros carotenoides com efeitos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, diminuir o risco de doenças cardíacas e reduzir a pressão arterial elevada. Em um estudo de 2011 publicado na revista Maturitas, o licopeno mostrou um efeito significativo na redução da pressão arterial sistólica.

Além disso, um estudo de 2006 publicado no American Heart Journal, descobriu que o consumo regular de 250mg de extrato de tomate ajudou a diminuir tanto a pressão arterial sistólica e diastólica.

Tomates também são ricos em potássio que ajuda a baixar a pressão arterial e libera sódio do seu corpo.

Comer uma xícara de tomates frescos diariamente. Você pode adicioná-los em saladas e sanduíches, bem como usá-los para fazer molhos e sopas. Evite comer tomates enlatados.

  1. Mirtilos (Blueberries)

Os mirtilos são ricos em flavonoides chamados antocianinas que ajudam a prevenir a hipertensão. Além disso, os antioxidantes nessas frutas ajuda a melhorar e manter a flexibilidade arterial e, assim, ajuda a controlar a pressão arterial.

De acordo com um estudo de 2011 publicado na revista American Society for Nutrition, antocianinas ajudam no controle, bem como a prevenção da hipertensão em adultos.

Mirtilos são fáceis de adicionar à sua dieta. Adicioná-los ao seu cereal ou smoothie (vitaminas) todas as manhãs. Você pode até desfrutar de mirtilos congelados como uma sobremesa rápida e saudável.

  1. Beterrabas

De acordo com um estudo de 2010 por pesquisadores da Universidade Queen Mary de Londres, o teor de nitrato de suco de beterraba ajuda a baixar a pressão arterial.

Os nitratos na beterraba são convertidos em nitritos e, em seguida, em um gás chamado óxido nítrico, que ajuda a alargar as artérias e baixar a pressão arterial. Ele pode até mesmo reduzir o risco de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e outros problemas cardiovasculares.

Beba um copo de suco de beterraba diariamente para regular sua pressão arterial. Você pode ainda incluir beterraba em sua salada ou sopa.

  1. Espinafre

O nitrato, potássio, magnésio e antioxidantes no espinafre ajudam a baixar a pressão arterial elevada.

Um estudo de 2013 publicado na revista da Nitric Oxide Society sugere que os vegetais ricos em nitratos como o espinafre podem baixar a pressão arterial sistólica e pressão de pulso. Eles podem até melhorar a saúde cardiovascular em homens e mulheres saudáveis.

Incluir espinafre em sua dieta em saladas, sopas e smoothies. Você pode até mesmo cozinhar folhas de espinafre levemente e comer como um prato de acompanhamento.

  1. Aipo

Aipo contém um fito químico chamado 3-N-butilftalida que relaxa os tecidos das paredes da artéria para aumentar o fluxo sanguíneo e reduzir a pressão arterial. Além disso, o teor de magnésio e potássio do aipo ajuda a regular sua pressão arterial.

De acordo com um estudo de 2013 publicado no Journal of Medicinal Food, extratos de sementes de aipo têm propriedades anti-hipertensivas que podem ajudar no tratamento crônico de preesão arterial elevada.

Para desfrutar deste benefício para a saúde do aipo, adicione-o à sua salada ou sopa. Você pode comer quatro talos de aipo diariamente.

  1. Batatas

As batatas são ricas em fito químicos que podem ajudar a reduzir a pressão arterial. Além disso, eles contêm potássio e magnésio, dois minerais que combatem a hipertensão.

De acordo com um estudo de 2011 por pesquisadores do Departamento de Química da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, batatas e batatas especialmente roxas ajudam a reduzir a pressão arterial em pessoas com obesidade e hipertensão. Ele pode reduzir a pressão arterial sistólica e diastólica.

Coma batatas cozidas ou assadas, especialmente as roxas, sem adição de manteiga, margarina ou creme de leite.

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