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10 Alimentos que ajudam a controlar a diabetes

A diabetes é uma doença que pode ser diagnosticada após o nascimento do bebe, mas que também pode ser desenvolvida ao longo da vida. A cada ano, são registrados vários casos de novos diabéticos somente no Brasil.

Mas, pelo mundo a fora também é possível encontrar um número bem considerável de pessoas com a doença. Porém, com o avanço da medicina, atualmente quem é diabético pode contar com maneiras simples e práticas para ajudar no controle pela vida toda.

Neste artigo, eu vou te mostrar 10 ótimos alimentos que ajudam a controlar a diabetes e seus benefícios. Veja:

10 alimentos que ajudam a controlar a diabetes

10 Alimentos que ajudam a controlar a diabetes

1 – Abacate – É rico em fibras, melhora o processo de digestão e aumenta a sensação de saciedade. Por isso, incluir uma porção moderada da fruta no café da manhã pode favorecer o emagrecimento.

2 – Batata Yacon – Seus carboidratos são de lenta absorção, liberando o açúcar no sangue em baixas quantidades, equilibrando as taxas de glicose do organismo e, consequentemente ajudando a controlar a diabetes, como fazem as fibras.

3 – Sardinha – Ajuda o organismo a eliminar mercúrio, além de auxiliar no combate ao câncer e contribuir para a redução da pressão arterial. Seus ácidos graxos são muito benéficos, ajudando no controle do colesterol alto. Além de ser um alimento muito rico em Ômega 3

4 – Aveia – Reforça o sistema imunológico ajudando no combate a infecções, melhora a digestão, ajuda a controlar a quantidade de açúcar no sangue, e a taxa de colesterol, além de ajudar no controle a pressão arterial

5 – Iogurte sem gorduras – Ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal (probióticos), que ajudam a expulsar do organismo bactérias, contribuindo para o aumneto da imunidade. O intestino saudável é capaz de separar o que não nos faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas.

6 – Amêndoas – Ajudam a equilibrar o nível de insulina liberada pelo pâncreas, ajudam a converter os estoques de gordura corporal em energia. Além de serem ótimas moderadoras de apetite.

7 – Leguminosas – Excelente fonte de nutrientes para o organismo, pricipalmente proteínas e minerais. Devem fazer parte diariamente do seu cardápio, pois além de oferecem saciedade, praticamente não contêm gorduras.

8 – Farinhas funcionais – Sãо produzidas а partir dе frutas, grãos оu cereais. Sãо ricas еm fibras quе ajudam nо bom funcionamento dо organismo. Atuam na regulagem do intestino por serem ricas em fibras, diminuem а concentração dаѕ gorduras, promovendo a saciedade ajudando no processo de emagrecimento, diminuem оѕ níveis dе colesterol. Contém vitamina A, complexo B е C е sais minerais, além de flavonoides е elementos antioxidantes nа casca, quе previnem о câncer;

9 – Linhaça – Contêm bastante fibras alimentares, mantendo a sensação de saciedade por mais tempo, ajuda no trabalho do intestino. Absorve água durante o processo de digestão, contribuindo para a eliminação mais eficiente de gorduras e toxinas do corpo, reduzindo a sensação de inchaço no corpo. Fonte de fibras alimentares, proteínas e ácidos graxos poli-insaturados. Contém vitaminas A, E, B1, B6 e B12 além de potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio.

10 – Chia – Ajuda a diminuir o processo inflamatório celular. Contem muito ômega 3, que aliado ao alto teor de fibras da semente, é responsável por diminuir as placas de gorduras nas artérias favorecendo a saúde cardiovascular e diminuindo os níveis de colesterol LDL na circulação. Além disso, ajuda na regulação da pressão arterial.

Conheça os principais sintomas da diabetes

Existem vários sintomas de diabetes, entre eles, alguns estão entre os mais comuns. Você vai conferir agora uma lista dos sintomas que mais atingem a população e se você estiver ou conhece alguém que também esteja apresentado os sintomas mencionados abaixo, está na hora de procurar um médico. Confira:

Urinar excessivamente, inclusive acordar várias vezes durante a noite para urinar.

Sede excessiva.

Aumento do apetite.

Perda de peso – Em pessoas obesas a perda de peso ocorre mesmo estando comendo de maneira excessiva.

Cansaço e fadiga.

Vista embaçada ou turvação visual

Infecções frequentes, sendo as mais comuns, as infecções de pele.

Saiba como detectar a doença

Todos estes sintomas mencionados acima são uma grande fonte para que você note a presença de reações fora do comum em seu corpo e procure um médico em busca de detectar o problema. Mas, a questão é que no caso de diabetes do tipo 2, estes sintomas quando presentes se instalam de maneira tão gradativa, que muitas vezes podem não ser percebidos pelas pessoas.

Ao contrário do que acontece na diabetes de tipo 1, onde os sintomas se instalam de maneira mais rápida e de forma mais especifica, como, urinar de maneira excessiva, sede excessiva e emagrecimento de forma brusca. Assim, o indivíduo pode perceber de uma maneira mais rápida que estão acontecendo determinadas disfunções no organismo e que precisa ir ao médico.

Quando o diagnostico não é feito logo nos primeiros sintomas, os portadores de diabetes do tipo 1 podem até mesmo entrar em coma, ou seja, perderem a consciência de repente. Se tornando uma situação de emergência grave.

Quando isso acontece, é normal que as pessoas não desconfiem da doença, por isso, se apresentar estes sintomas mesmo que de maneira menos frequente e ocorrer um desmaio, está mais do que na hora de procurar um médico e desconfiar da doença.

Quaisquer que sejam os sintomas, um médico deve ser procurado imediatamente para a realização de exames que esclarecerão o diagnóstico.

Entre os exames mais comuns, estão os de sangue que podem detectar o nível de glicose (açúcar) no sangue. Quem possui diabetes tende a ter um nível muito maior do que o normal.

A partir de ser diagnosticado com Diabetes, é fundamental conhecer a composição dos alimentos e seus benefícios. Assim, é possível criar uma dieta balanceada e nutritiva, que ajude o paciente a manter um estilo de vida saudável.

O Segredos da Alimentação criou um Guia de Alimentação para Diabetes que tem como finalidade auxiliar as pessoas com diabetes a reconhecerem os alimentos mais adequados para que tenham uma alimentação saudável e balanceada. Incluímos  ainda 100 receitas saborosas elaboradas especialmente para diabéticos, nas categorias: Saladas, Molhos e Sopas; Carnes e Aves; Peixes e Frutos do Mar; Comidinhas e Acompanhamentos; Doces e Sobremesas; Sucos.

Capa Guia de Alimentação para Diabetes

Comments (5)

  1. alexandrina triaes 21/04/2016 at 18:51

    Li as 10 dicas como sou diabetica tipo 2 leio sempre tudo com muita atenção mas gostava de ter o livro guia de alimentação para diabeticos

  2. Edson ferreira da silva 03/10/2016 at 15:18

    Achei muito importante as dicas e informação muito bem explicado parabéns , muito obrigado sou diabético e fiquei muito bem informado !

  3. Albertina Cabral Sampaio 10/10/2016 at 19:18

    Sou diabética e gostaria muito decompra o guia como faço pra adquirir-lo

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