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10 Frutas Indicadas para a Alimentação de Diabéticos

O Diabetes Mellitus é hoje um dos maiores problemas de saúde em todo o mundo. Atualmente, mais de 250 milhões de pessoas convivem com a doença e a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê 350 milhões em 2025. O Brasil ocupa a 4ª posição entre os países com maior prevalência de diabetes: são 13,7 milhões de pessoas, e muitas ainda nem foram diagnosticadas.

Diabetes causa altos níveis de açúcar no sangue (glicose) devido à falta de produção de insulina ou função. É principalmente classificado como Tipo 1, em que o corpo não produz insulina, ou Tipo 2, em que o corpo não é capaz de usar corretamente a insulina que produz.

É essencial controlar o diabetes porque pode conduzir a uma série de complicações da saúde incluindo a insuficiência renal, doenças nervosas, cegueira, ataques cardíacos, a circulação de sangue deficiente, a perda de audição e muito mais.

Um estilo de vida saudável, que inclui uma dieta adequada, exercícios, bom sono, menos estresse e assim por diante desempenha um papel importante no controle dos níveis de glicose no sangue. Um plano de dieta de diabetes deve incluir alimentos que são ricos em nutrientes, baixo teor de gordura, moderada em calorias e poucos alimentos açucarados.Como as frutas são geralmente doces, as pessoas muitas vezes pensam que uma pessoa diabética deve evitar comê-los. Mas existem várias frutas que são particularmente eficazes no controle de açúcar no sangue. Embalado com vitaminas, minerais, antioxidantes e fitonutrientes, frutas são uma adição saudável a qualquer dieta.

Algumas frutas são melhores do que outras para diabéticos. Além disso, os diabéticos também precisam considerar fatores como índice glicêmico e carga glicêmica, pois eles oferecem informações sobre como diferentes alimentos afetam níveis de açúcar no sangue e insulina.Alimentos de baixo índice glicêmico são importantes para ter um efeito benéfico sobre o controle de glicose no sangue, uma vez que não têm um impacto significativo nos níveis de açúcar no sangue. Normalmente, os alimentos com índice glicêmico abaixo de 55 são classificados como alimentos com baixo índice glicêmico. Aqueles com uma pontuação índice glicêmico acima de 70 são considerados alimentos com alto índice glicêmico.

Frutas para Diabéticos

1. Maçãs

As maçãs crocantes, suculentas e doces podem oferecer proteção contra o diabetes. As maçãs são ricas em fibras solúveis, vitamina C e antioxidantes. Eles também contêm pectina que ajuda a desintoxicar o corpo e remover os resíduos prejudiciais, bem como diminui as necessidades de insulina de diabéticos em até 35%.Além disso, as maçãs ajudam a prevenir ataques cardíacos, reduzir o risco de câncer e prevenir doenças oculares entre pessoas diabéticas.

Índice glicêmico: varia de 30 a 50.

Sugestão de tamanho da dose: recomenda-se uma pequena a médias por dia.

2. Cerejas

As Cerejas têm uma das classificações mais baixas de qualquer fruta no índice glicêmico em 22. Cerejas contêm antioxidantes, beta-caroteno, vitamina C, potássio, magnésio, ferro, fibra e folato.Além disso, cerejas contêm antocianinas que são conhecidos por ajudar a baixar o açúcar no sangue, aumentando a produção de insulina em até 50 por cento. Eles também ajudam a combater doenças cardíacas, câncer e outras doenças que são comuns entre as pessoas diabéticas.

Tamanho da dose sugerido: As cerejas podem ser consumidas frescas, enlatadas, congeladas ou secas. Uma meia xícara de cerejas por dia é uma boa opção.

3. Ameixas pretas

As ameixas pretas podem ajudar muito no controle de açúcar no sangue. Pesquisadores do Padre Muller Medical College na Índia analisaram os efeitos de ameixas pretas no tratamento da diabetes. A presença de antocianinas, ácido elágico e taninos hidrolisáveis ​​em ameixas pretas torna esta fruta extremamente benéfica para as pessoas diabéticas. A fruta ajuda a controlar a conversão de carboidratos em açúcar no sangue. A sede excessiva e frequentes problemas de micção comum entre as pessoas diabéticas também podem ser controlados por esta fruta. Juntamente com o fruto, as folhas, baga e sementes da ameixa negra podem ser usados ​​para controlar o nível de açúcar no sangue.

Sugestão de tamanho da dose: Uma meia xícara de ameixas pretas por dia é recomendada, quando a fruta está disponível no mercado. Você também pode fazer um pó de sementes secas e fazer um chá do pó com água duas vezes por dia.

4. Goiaba

A Goiaba tem uma alta concentração de licopeno, uma grande quantidade de fibra dietética e uma boa quantidade de vitamina C e potássio. Todos estes nutrientes são úteis na manutenção do nível de açúcar no sangue.Aqueles que estão em um risco de desenvolver diabetes podem ajudar a impedir isso ao beber chá de folha de goiaba. Secar as folhas de goiaba e esmagá-las. Ferva uma colher de sopa de folhas de goiaba trituradas em água quente. Deixe-o imerso por cinco minutos e, em seguida, coe. Beba este chá uma vez por dia.

Tamanho sugerido da porção: Coma uma goiaba inteira ou cortada sem a casca por dia. Alternativamente, você pode beber um pequeno copo de suco de goiaba.

5. Toranja ou Grapefruit

O Grapefruit é um dos superalimentos recomendados pela American Diabetes Association para o diabetes. É rico em fibra solúvel e vitamina C, e tem um baixo índice glicêmico em 25.Além disso, a toranja contém o flavonóide conhecido como naringenina que aumenta a sensibilidade do corpo à insulina e também ajuda a manter um peso saudável, que é um fator importante na prevenção e controle da diabetes.

Tamanho da dose sugerido: metade de uma grapefruit grande (cerca de três quartos de uma xícara) diariamente ajudará a gerenciar seu nível de açúcar no sangue. Comer a fruta, em vez de beber o suco, fornece a maioria dos benefícios relacionados com diabetes.

6. Abacate

Devido à sua alta fibra e teor de gordura monoinsaturada saudável, abacate ajuda a manter o açúcar no sangue estável. De acordo com a Academia de Nutrição e Dietética Americana, gorduras monoinsaturadas também melhoram a saúde do coração. Diabéticos estão em um risco aumentado de doenças cardíacas e derrames. Além disso, abacate contém uma boa quantidade de potássio, um mineral que ajuda a prevenir a neuropatia diabética.

Tamanho da dose sugerido: Um abacate médio diariamente é bom para diabéticos. Você pode incluir abacates em saladas e sanduíches, ou fazer um molho de salada com um pouco de suco de limão, alho e azeite.

7. Morangos

Os Morangos possuem antioxidantes, vitaminas e fibras que podem ajudar a controlar o seu nível de açúcar no sangue. Na verdade, os antioxidantes nos morangos ajudam a diminuir o risco de doença cardíaca, reduzindo o colesterol LDL (mau), mantendo ou melhorando o colesterol HDL (bom) e diminuindo a pressão arterial. Além disso, os morangos são baixos em carboidratos e têm um baixo índice glicêmico em 40. Quando você come morangos, eles ajudam você a se sentir satisfeito por mais tempo, mantendo o nível de açúcar no sangue estável e aumentando o seu nível de energia.

Tamanho da dose sugerido: três quartos de uma xícara de morangos diariamente é considerado bom para pessoas diabéticas.

8. Laranjas

As laranjas são uma das frutas mais saudáveis ​​que podem ser incluídas em uma dieta regular para o diabetes. As laranjas não são muito ricas em açúcar natural e contêm grandes quantidades de fibra, vitamina C e outros minerais como a tiamina que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.Além disso, laranjas também são classificados como um alimento com baixo índice glicêmico que ajuda a liberar lentamente a glicose no sangue. As laranjas podem ajudar a controlar ou reduzir o peso, um dos fatores de risco para diabetes.Índice glicêmico: varia de 31 a 51.

Tamanho da dose sugerido: Uma pequena laranja em sua dieta diária pode ajudar a manter seu nível de açúcar no sangue e diabetes sob controle. Beber suco de laranja não proporciona o mesmo benefício, com a sua falta de conteúdo de fibra.

9. Peras

As peras são ricas em vitaminas A, B1, B2, C e E, bem como fibras, que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, reduzir o colesterol, melhorar o sistema imunológico e a saúde digestiva. Além disso, as peras são baixas em carboidratos e calorias, e têm uma classificação de 38 no índice glicêmico.As peras são particularmente benéficas para as pessoas que têm diabetes tipo 2 porque ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina.

Tamanho da dose sugerido: Quando desejo algo doce, os diabéticos podem comer uma pêra pequena ou média. Você pode desfrutar de uma pêra para a sobremesa ou como um lanche doce.

10. Kiwi

Foi encontrada uma correlação positiva entre o consumo de kiwi e a diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Kiwi contém vitamina C, E e A, flavonóides, potássio e altas quantidades de beta-caroteno que oferecem proteção contra radicais livres e melhoraram a saúde geral.Além disso, o kiwi é rico em fibras e pobre em carboidratos, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue ea diminuir o colesterol.Índice glicêmico: varia de 47 a 58.

Sugestão de tamanho da dose: Comer um kiwi diariamente ajudará a controlar os níveis de glicose no sangue e fornecer uma alternativa saudável para lanches com alto teor de gordura ou açúcar.

Coma essas frutas com moderação para gerenciar seu nível de açúcar no sangue, bem como satisfazer a sua vontade de doce, mas lembre-se que somente o médico/nutricionista que o acompanha está apto a prescrever a melhor conduta para o seu caso. As informações fornecidas acima não são individualizadas, portanto, um médico/nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar o consumo de alimentos não prescritos.

A partir de ser diagnosticado com Diabetes, é fundamental conhecer a composição dos alimentos e seus benefícios. Assim, é possível criar uma dieta balanceada e nutritiva, que ajude o paciente a manter um estilo de vida saudável.

O Segredos da Alimentação criou um Guia de Alimentação para Diabéticos que tem como finalidade auxiliar as pessoas com diabetes a reconhecerem os alimentos mais adequados para que tenham uma alimentação saudável e balanceada. Incluímos ainda 100 receitas saborosas elaboradas especialmente para diabéticos, nas categorias: Saladas, Molhos e Sopas; Carnes e Aves; Peixes e Frutos do Mar; Comidinhas e Acompanhamentos; Doces e Sobremesas; Sucos.

Alimentação para Diabéticos

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