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5 dicas para combater o estresse através da alimentação

“É muito comum a gente atribuir a causa do estresse a uma única fonte, como: “É o meu trabalho”, “ problemas de relacionamento”, ou apenas “dinheiro”.  Infelizmente, para cada dor de cabeça aguda e dores no pescoço, como o torcicolo, pode haver uma série de outros problemas de saúde silenciosos e de longo prazo, para os quais o estresse deve estar contribuindo. Entre eles, estão a ansiedade, depressão, doença cardíaca, derrame, ganho de peso, enxaquecas crônicas, problemas gastrointestinais e um aumento da taxa de envelhecimento.

Você pode não ser capaz de cortar todo o stress em sua vida. Mas isso não é razão para não tomar uma atitude contra o estresse crônico e procurar maneiras fáceis de transformar a batalha em seu favor. Aqui estão 5 dicas que poderão lhe ajudar a combater o tão malvado estresse. Afinal, a vida é curta e temos que curti-la com mais qualidade.

Não esqueça seu magnésio!

O magnésio ajuda a baixar os níveis de cortisol no corpo, que é o principal hormônio liberado durante uma situação de stress e que foi relacionado à maioria das preocupações com a saúde.  Se os seus níveis de cortisol são cronicamente altos, você também está no aumento do risco de perda de massa muscular, distúrbio do sono, depressão e mau humor. Pode ser coincidência, mas esses também são alguns dos sintomas da deficiência de magnésio, que mais da metade de nós sofremos.

Uma maneira fácil de obter magnésio naturalmente durante o dia é fazer um lanche de castanhas. Praticamente todas as variedades vão oferecer magnésio, mas se destacam entre os melhores: a castanha do Pará, amêndoas, castanha de caju e amendoim. Cada um destes também proporciona ácidos graxos essenciais, potássio, proteínas e outras macro e micronutrientes.

 Prepare algo com um pouco de aveia

Se você acorda estressado com o dia cheio pela frente, reserve alguns minutos para comer algo quente e que proporcione enchimento antes da batalha. Aveia é feita com carboidrato complexo, para fornecer energia e dar sustentação ao longo do dia. Esses carboidratos de queima lenta também ajudam a liberar o neurotransmissor serotonina no organismo, o que pode ajudar a induzir um sentimento natural de calma.

Corte açúcares simples

Nem todos os carboidratos são ótimos para reduzir o seu nível de stress. Os carboidratos simples encontrados em alimentos ricos em farinha branca, no açúcar refinado, em alimentos mais altamente processados ​​e bebidas vão causar um pico de glicose no sangue imediato seguido por uma falência. Isso pode deixá-lo com uma enorme baixa de energia, fazendo com que o estresse se torne ainda mais insuportável e as soluções pareçam estar ainda mais longe de seu alcance.

Esta rápida flutuação nos níveis de açúcar no sangue também coloca uma quantidade significativa de pressão sobre o corpo em geral. Portanto, evite o quanto for possível. Prefira carboidratos complexos, como também frutas e legumes.

Delicie-se com o chocolate escuro

Reduzir açúcar é mais difícil para alguns de nós. A chave para as pessoas que simplesmente não pode imaginar a vida sem chocolate é ser estratégico sobre as indulgências. Bem, chocolate pode ajudar a combater o stress, mas não todos os tipos de chocolate.

O chocolate contém um número de diferentes compostos que ajudam a liberar endorfinas no corpo, mas estes compostos encontram-se na parte do cacau do chocolate, não em outros materiais como o leite, o açúcar, ou agentes estabilizantes. Uma boa saída é comprar o chocolate com o mais alto percentual de cacau, como o chocolate 70% de cacau vendido em diversos supermercados.

chocolate escuro

Beba chá – preto e verde

Você pode pensar que tomar café constantemente é crucial para passar o dia. Mas isso também é conhecido por aumentar os níveis de cortisol e aumentar a produção de adrenalina. Ao longo de meses e anos, pode-se começar a fadiga de suas glândulas suprarrenais, que pode levar à fadiga corporal, ansiedade e alterações de humor. Resumindo: o café em excesso leva a mais estresse, mais problemas e menos energia.

Os chás preto e verde equilibram o teor de cafeína com o aminoácido theanine. Se você não conhece este composto ainda, você deveria. Ele tem sido conhecido há décadas por sua capacidade de reduzir o estresse físico e mental; melhorar o humor e o desempenho cognitivo; e elevar os níveis gerais do calmante neurotransmissores GABA e dopamina. Por isso, beba-os durante todo o dia sem se preocupar.

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