0

7 alimentos que vão te ajudar a controlar a hipertensão

A hipertensão é uma doença que muitas pessoas, tanto médico quanto pacientes, temem. Em uma grande parte dos casos, aproximadamente 90% deles, os sintomas não se apresentam até que seja tarde demais e um derrame ou ataque cardíaco tenha ocorrido como consequência perigosa. Felizmente, essa situação pode ser evitada tomando alguns cuidados diários na alimentação, sem qualquer necessidade de remédios.

A prática de exercícios físicos e uma alimentação correta com o consumo de alguns alimentos incluídos nas refeições diárias são responsáveis por ajudar, na maioria dos casos, a manter uma boa condição dos vasos sanguíneos.

Entre tantos alimentos, estes sete merecem destaque por suas qualidades que ajudam a manter artérias saudáveis e evitar problemas futuros.

7 alimentos que vão te ajudar a controlar a hipertensão

1- Morango

Estudos realizados tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos durante 14 anos apontaram que o morango e outras frutas vermelhas, como amora e framboesa foram capazes de causar uma queda significativa no risco de hipertensão nas pessoas envolvidas.

A antocianina, o antioxidante responsável pela cor característica dessas frutas, parece ser o principal responsável por esse benefício, atuando sobre o bom e o mau colesterol, aumentando o primeiro e reduzindo o segundo no organismo.

A substância também ajuda a combater processos que resultam em doenças cardiovasculares.

2- Melancia

Objeto de estudo de pesquisadores nos Estados Unidos, foram observados e analisados os efeitos da fruta em pessoas que a consumiam diariamente pelo período de seis semanas e que se encontravam em estado de pré-hipertensão.

A substância I-citrulina é a responsável pelos benefícios da fruta no organismo por suas propriedades que fazem efeito sobre os vasos sanguíneos, deixando suas paredes mais relaxadas, o que contribui para que o sangue possa fluir pelo corpo sem dificuldades.

3- Banana

A banana é um alimento já muito conhecido por quem sofre de problemas como câimbra por exemplo, por ser uma fonte natural rica em potássio, substância que exerce papel importante e muito benéfico para o corpo humano.

O potássio também age como um potente diurético e ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo, substância que em altas quantidades se torna um risco para o funcionamento do coração.

4- Uva

Mais uma fruta rica em potássio, a uva age no organismo e ajudar a combater a hipertensão por estimular o bom funcionamento dos rins e, ainda, ajuda na saúde do coração, tornando suas batidas mais regulares.

5- Cereais integrais

Os cereais integrais, em sua maioria, possuem altas quantidades da substância magnésio, o que é muito benéfico no controle da hipertensão por ser capaz de dilatar os vasos sanguíneos e permitir que o sangue circule melhor por todo o corpo.

6- Salmão, atum e sardinha

A grande quantidade de ômega-3 encontrada nos peixes traz muitos benefícios para a saúde e causa a dilatação dos vasos sanguíneos, importante para o controle da hipertensão.

7- Leite e derivados

O cálcio presente no leite ajuda a controlar os níveis de sódio no organismo, eliminando o excesso que pode transformar o coração em uma bomba-relógio. Porém o consumo deve ser moderado pois pode causar outros problemas.

Comments are closed.

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!