0

7 alimentos que vão te ajudar a controlar a hipertensão

A hipertensão é uma doença que muitas pessoas, tanto médico quanto pacientes, temem. Em uma grande parte dos casos, aproximadamente 90% deles, os sintomas não se apresentam até que seja tarde demais e um derrame ou ataque cardíaco tenha ocorrido como consequência perigosa. Felizmente, essa situação pode ser evitada tomando alguns cuidados diários na alimentação, sem qualquer necessidade de remédios.

A prática de exercícios físicos e uma alimentação correta com o consumo de alguns alimentos incluídos nas refeições diárias são responsáveis por ajudar, na maioria dos casos, a manter uma boa condição dos vasos sanguíneos.

Entre tantos alimentos, estes sete merecem destaque por suas qualidades que ajudam a manter artérias saudáveis e evitar problemas futuros.

7 alimentos que vão te ajudar a controlar a hipertensão

1- Morango

Estudos realizados tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos durante 14 anos apontaram que o morango e outras frutas vermelhas, como amora e framboesa foram capazes de causar uma queda significativa no risco de hipertensão nas pessoas envolvidas.

A antocianina, o antioxidante responsável pela cor característica dessas frutas, parece ser o principal responsável por esse benefício, atuando sobre o bom e o mau colesterol, aumentando o primeiro e reduzindo o segundo no organismo.

A substância também ajuda a combater processos que resultam em doenças cardiovasculares.

2- Melancia

Objeto de estudo de pesquisadores nos Estados Unidos, foram observados e analisados os efeitos da fruta em pessoas que a consumiam diariamente pelo período de seis semanas e que se encontravam em estado de pré-hipertensão.

A substância I-citrulina é a responsável pelos benefícios da fruta no organismo por suas propriedades que fazem efeito sobre os vasos sanguíneos, deixando suas paredes mais relaxadas, o que contribui para que o sangue possa fluir pelo corpo sem dificuldades.

3- Banana

A banana é um alimento já muito conhecido por quem sofre de problemas como câimbra por exemplo, por ser uma fonte natural rica em potássio, substância que exerce papel importante e muito benéfico para o corpo humano.

O potássio também age como um potente diurético e ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo, substância que em altas quantidades se torna um risco para o funcionamento do coração.

4- Uva

Mais uma fruta rica em potássio, a uva age no organismo e ajudar a combater a hipertensão por estimular o bom funcionamento dos rins e, ainda, ajuda na saúde do coração, tornando suas batidas mais regulares.

5- Cereais integrais

Os cereais integrais, em sua maioria, possuem altas quantidades da substância magnésio, o que é muito benéfico no controle da hipertensão por ser capaz de dilatar os vasos sanguíneos e permitir que o sangue circule melhor por todo o corpo.

6- Salmão, atum e sardinha

A grande quantidade de ômega-3 encontrada nos peixes traz muitos benefícios para a saúde e causa a dilatação dos vasos sanguíneos, importante para o controle da hipertensão.

7- Leite e derivados

O cálcio presente no leite ajuda a controlar os níveis de sódio no organismo, eliminando o excesso que pode transformar o coração em uma bomba-relógio. Porém o consumo deve ser moderado pois pode causar outros problemas.




Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!