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7 dicas para a alimentação de atletas veganos

Para todo praticante de esportes, a alimentação é a chave para garantir os melhores resultados e deve haver um cuidado especial com todo alimento que é consumido. A atenção com o que é ingerido deve ser cuidadosa e baseada sempre em avaliações de nutricionistas que sabem quais os melhores alimentos indicadas para cada pessoa e suas necessidades pessoais.

Atletas veganos

A carne é um alimento essencial na dieta de todo atleta por ser fonte de diversas substâncias que trazem benefícios ao organismo humano.
Além de fornecer a energia necessária para a realização e recuperação dos exercícios, também ajuda a aumentar a capacidade física e manter a saúde.
Mas o que um atleta que optou por seguir um dieta totalmente livre de carne e outros alimentos de origem animal pode fazer para contornar isso? Existe alternativa.

Alimentação vegana

A variedade de pratos que podem ser feitas com esses tipos de alimentos é enorme e pode ser bastante estimulante para o paladar, sabendo como unir todos esses ingredientes da maneira certa para valorizar e destacar cada sabor único de cada um deles e obter um resultado diferente que torna a dieta vegana uma possibilidade para experimentar combinações novas e mais saudáveis.

A dieta para atletas deve se basear no objetivo de conseguir todas as substâncias de que o corpo necessita para a construção dos músculos e que forneçam energia durante a realização das atividades. Para cada atleta, a quantidade necessária de proteínas varia bastante. Essa proteínas podem ser ingeridas por meio de consumo de alimentos com baixo teor de gordura ou que sejam de origem vegetal.

Em certos casos, o consumo de suplementos com auxílio de nutricionistas pode ser opção para suprir deficiências de nutrientes importantes que estão presentes na carne mas não são tão facilmente obtidos por meio de alimentos naturais.

Aqui estão algumas dicas de alimentos que exercem papel importante para a alimentação de atletas veganos e devem ser consumidos para obter um bom desempenho.

1- Cereais

Alimentos como arroz, que faz parte da maior parte das refeições dos brasileiros, trigo, centeio, milho, aveia e subprodutos como pães, bolos, torta, macarrão, entre outros.

2- Leguminosas

Feijão, que possui uma grande variedade e também está presente nos pratos dos brasileiros, fava, ervilhas, grão-de-bico, soja e lentilhas.

3- Oleaginosas

Alimentos como castanhas, nozes, amêndoas, pistache, macadâmia, sementes de girassol, abóbora e gergelim.

4- Amiláceos

São as batatas, mandioquinha, cará, inhame, mandioca e a batata doce.

5- Legumes, frutas e verduras

Esses grupos sempre foram importantes e seus benefícios sempre foram conhecidos por que deseja manter a saúde. Para veganos, o consumo destes é de grande ajuda e podem ser usados em diversas receitas.

6- Óleos

Óleos como azeite de oliva extra-virgem, óleo de coco, óleo de linhaça e vários outros de origem natural são muito mais saudáveis dos que de origem animal e podem substitui-los no preparo e tempero de alimentos.

7- Linhaça e chia

Fontes importantes de ômega-3 no lugar dos peixes. A linhaça deve ser consumida batida antes do consumo ou em forma de óleo.

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