0

A alimentação ideal para Celíacos

Não vivemos em um mundo em que celíacos são exceções. Ao contrário; a doença – como assim pode ser chamada – consta entre as que mais levam pessoas a consultórios de nutrição em busca de uma dieta que não comprometa a alimentação e nem cause prejuízos graves à saúde. É importante frisar, que, a presença de um acompanhamento médico especializado mostra-se fundamental para a permanência correta de uma dieta saudável.

Mas, Afinal, O que é Celíaco?

Celíacos são pessoas que sofrem de uma inflamação no intestino Delgado; fator extremamente desagradável que origina um temor específico com a alimentação. Celíacos não podem comer alimentos que contenham glúten em sua composição. Por conseqüência, alimentos que contenham trigo, centeio ou cevada estão cortados da dieta, pois podem causar sérios danos ao intestino delgado; e consequentemente à saúde do indivíduo. Não há outro tratamento que não o cuidado com uma alimentação livre totalmente da presença do glúten.

Alimentos Permitidos Para Celíacos

Há de se ter em mente que uma dieta para celíacos é também uma dieta restritiva. Para tanto, é de supra importância conseguir balancear os alimentos restritos por outros para conseguir proporcionar os nutrientes fundamentais e essenciais para o corpo. Os alimentos que podem ser consumidos sem medo por celíacos são: arroz, milho, batata, todos e quaisquer tipos de legumes, frutas, ovos, queijo, carnes, peixes, nozes, sementes em geral, grão de bico e feijão.

Aprendendo a lidar com a Substituição

Uma dieta que vise o cuidado específico com a disfunção dos celíacos não é tão complicada como muitos podem pressupor. Algumas alterações mostram-se necessárias – e isto é óbvio –  mas muito dos produtos que são proibidos podem ser substituídos facilmente: Como o pão francês, que pode ser substituído, por exemplo,  pelo pão de batata ou  pão de milho.

a alimentacao para celiaco

Comments are closed.

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!