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A Dieta DASH para controlar a hipertensão

DASH é uma abreviação em inglês (Dietary Approaches to Stop Hypertension, ou, numa livre tradução, Abordagens na Dieta para Controle da Hipertensão) de uma dieta elaborada por um instituto americano. Ela propõe a ingestão de frutas, vegetais, grãos integrais, peixe, frango, nozes, leite e derivados com pouca gordura. É rica em potássio, magnésio, cálcio, proteínas e fibras. Seu objetivo é uma alimentação com, no máximo, 1.500mg de sódio por dia. É bastante parecida com as recomendações médicas de melhoria na qualidade da alimentação, mas você só deve segui-la com a devida orientação profissional.

“A dieta DASH, assim como a Mediterrânea, tem como filosofia o seguimento e a manutenção de uma alimentação saudável baseada nos princípios acima mencionados. Porém vale a pena ressaltar que ambas devem ser adaptadas aos hábitos do brasileiro”. (Cláudia Marcílio, Nutricionista de Pesquisa Especialista em Prevenção Cardiovascular).

Pesquisas mostraram que a dieta DASH resulta na redução significativa na pressão arterial sistólica e diastólica. Isso pode acontecer em duas semanas e mantida por até dezoito meses.

A dieta ajuda na redução da pressão arterial, devido aos benefícios associados ao alto consumo de magnésio, potássio e cálcio. Além disso, a dieta DASH traz outros benefícios para a perda de peso, reduzindo também os biomarcadores de risco cardiovascular.

Sugestões para o cardápio da dieta DASH

Escolher alimentos que possuam pouca gordura saturada, colesterol e gordura total.Por exemplo: carnes magras, aves e peixes, utilizando-os em pequena quantidade;

Comer muitas frutas e hortaliças, aproximadamente de oito a dez porções (uma porção equivale a uma concha média) por dia;

Preferir os alimentos integrais, como pães, cereais e massas integrais ou de trigo integral;

Comer oleaginosas (castanhas), sementes e grãos, de quatro a cinco porções por semana ( uma porção é igual a 1/3 de xícara);

Reduzir a adição de gorduras, utilizar margarina light e óleos vegetais insaturados (como azeite, soja, milho e canola);

Evitar adição de sal aos alimentos. Evitar também molhos e caldos prontos, além de produtos industrializados;

Diminuir ou evitar o consumo de doces e bebidas com açúcar.

dieta dash

Comments (2)

  1. marli do nascimento silva 30/10/2013 at 09:54

    meu esposo sofre muito com diabete muito descontrolada ele tormar insulina nomal e aregular

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