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A importância da vitamina C e suas principais fontes

Uma das vitaminas mais conhecidas, a vitamina C, é famosa por deixar o sistema imunológico em dia e assim, evita problemas como gripes e resfriados. Mas os seus benefícios não param por aí, pois as pesquisas sempre descobrem diversos outros seus benefícios.

Já se foi o tempo em que a vitamina C servia somente para prevenir gripes e resfriados. Com o avanço da medicina é possível descobrir diversos benefícios das vitaminas; a vitamina C não fica de fora desta lista.

Além de prevenir gripes e resfriados fortalecendo o sistema imunológico, esta vitamina ajuda a fortalecer os ossos, tendões, dentes e paredes dos vasos sanguíneos. É ideal para quem não deseja envelhecer mais cedo, pois possui efeito antioxidante, o que faz com que os sinais da idade demorem um pouco mais para aparecerem. Além de todos esses benefícios, ajuda a absorver o ferro para o corpo e ajuda na produção de colágeno.

Muitas pessoas acham que somente algumas frutas possuem a vitamina C. A laranja é a mais conhecida por ter esta vitamina, mas a mesma não está somente na laranja. A acerola, por exemplo, possui trinta vezes mais vitamina C do que a laranja. Outras frutas que possuem a vitamina C são as seguintes: limão, mamão, manga, goiaba, melão e morango.

Há grãos, legumes e verduras que possuem esta vitamina. Entre elas: a batata, couve-flor, espinafre, repolho e pimentão. Ou seja, há diversos tipos de alimentos que possuem a vitamina C – frutas, legumes e verduras.

A vitamina C e a dieta esportiva

A dieta de praticantes de atividades físicas incorpora obrigatoriamente o uso da vitamina C, pois esta participa de diversas reações bioquímicas e diminui a ação dos radicais livres. Ela diminui em até 30% o estresse oxidativo e ainda potencializa a ação de outros antioxidantes, principalmente a vitamina E. O consumo de 1 a 2g da vitamina, por dia, previne acúmulo de lactato (que é prejudicial para o desempenho dos atletas).

A falta desta vitamina pode causar diversos problemas de saúde, desde perca de peso, fraqueza geral no corpo e nos dentes e até a dificuldade de cicatrização do corpo. Ou seja, a vitamina C é fundamental tanto para prevenir diversos tipos de doenças quanto para ajudar a manter a boa saúde. Portanto, procure sempre alimentos que contenham esta maravilhosa vitamina ou mesmo uma suplementação adequada. Consulte um nutricionista!

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