0

A importância de uma alimentação saudável

Mesmo com a relevância deste tema, algumas pessoas ainda adotam algumas posturas um tanto displicentes e relegam a segundo-plano a questão de buscar se alimentar de uma maneira mais positiva em termos de saúde e bem-estar. Mas afinal de contas, o que é uma alimentação saudável? Quais os benefícios deste tipo de alimentação em nosso corpo? Como mudar nossos maus hábitos alimentares e nos reeducarmos neste sentido? Estes serão alguns dos tópicos que iremos abordar neste artigo, feito especialmente para você.

Resultados de uma alimentação desequilibrada

Sente-se fadigado(a) frequentemente? Ganho excessivo de peso, sintomas de diabetes, pressão arterial com índice alto, e uma série de doenças, possuem ligação direta com a má alimentação. Particularmente no que diz respeito ao ganho de peso e a doença da obesidade, a matemática é bem simples: nosso organismo ingere mais calorias do que gasta.

Variação, moderação e equilíbrio: chaves da boa alimentação

A boa e saudável alimentação prescreve uma rica variedade de alimentos, vitaminas, proteínas e substâncias nutritivas, o equilíbrio na dosagem destes elementos e a moderação no consumo, ou seja: não devemos viver para comer, mas comer o suficiente para tal.

Pirâmide de alimentos e número de refeições

Os especialistas em nutrição indicam a necessidade de se fazer 3 refeições “grandes” e também pequenos lanches que intercalam tais refeições. A priori, comer de 3 em 3 horas, sempre equilibrando os alimentos da chamada “pirâmide”, é essencial. Mas quais são estes grupos de alimentos da pirâmide alimentar? Veja a seguir.

Carboidratos: responsáveis por fornecer energia ao nosso corpo. Devem compor em média 65 % do total das calorias que consumirmos diariamente. Está presente em massas, pães, batatas, e também em alguns alimentos integrais.

Frutas, verduras: fibra, vitaminas e sais minerais têm nas frutas e legumes, aliadas fortíssimas, essencial para a boa alimentação.

Proteínas: devem ocupar aproximadamente 10% da alimentação diária. São obtidas com alimentos como leite, leguminosas e carnes.

Água: imprescindível, 2 litros de água no mínimo devem ser ingeridos diariamente.

Este assunto é de fato, muito relevante no que diz respeito à saúde e bem-estar e não há como encerrá-lo por aqui. Sendo assim, fiquem ligados em nossas próximas postagens onde retomaremos o tema. Até lá!

a importância da alimentação saudável

Comments are closed.

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!