0

Aveia: O cereal que pode ser o herói ou o vilão

Muitas pessoas acreditam que ingerir algumas frutas ou verduras todos os dias é suficiente para ter uma vida saudável. Se você deseja ter uma alimentação para uma vida saudável, você precisa saber o que seu organismo precisa para poder realizar todas as atividades de forma eficiente. Quando conhecemos os benefícios que cada alimento promove para o corpo e  ingerimos com frequência poderemos desfrutar de uma saúde invejável. É neste contexto em que a aveia faz um papel muito importante no nosso organismo.

aveia

A aveia

Muito utilizado, desde os tempos das nossas avós, a aveia é um dos cereais mais comuns para população. Fácil de se encontrar, barato para comprar e muito nutritivo. O cereal é muito utilizado não apenas para auxiliar na saúde da mulher, pois os homens também se renderam aos seus benefícios. E será que esse cereal é 100% benéfico?!

Atualmente, a maior parte de todos os alimentos possuem o seu lado positivo e negativo. Ou podemos dizer, pode ser um herói ou um vilão para a nossa saúde. A aveia tem um excelente valor nutricional. Porém, assim como quase tudo neste mundo, o seu uso demasiado pode não fazer muito bem ao nosso corpo.

A aveia é comumente consumida para a absorção de fibras pelo nosso organismo. Como as mulheres são as maiores vítimas do intestino preso ou preguiçoso, a aveia é altamente recomendada para a regulação do trânsito ou relógio intestinal. Este cereal contém fibra solúvel e insolúvel, cada um dos dois tipos é responsável por alguma consequência ao corpo humano.

A parte da fibra solúvel auxilia na diminuição do colesterol presente no sangue, redução da pressão arterial e até mesmo no controle do diabetes. Já a fibra insolúvel, influencia na redução do aparecimento de bolsas e quistos na parte interna do intestino, muito conhecida como diverticulite. Além disso, ajuda a eliminar aquelas substâncias que podem levar ao câncer e regula o intestino. Por isso, é muito utilizado por mulheres e crianças.

Como podemos ver até aqui, a aveia possui inúmeros fatores positivos para o organismo e saúde de nós, seres humanos. E onde fica o risco da ingestão deste cereal?! Simples, se muito utilizado pode causar diversos transtornos para a nossa vida, principalmente quando se trata do assunto: intestino.

As mulheres, que já sofrem com o problema de gases e inchaço devem tomar muito cuidado e observar se as porções que têm consumido estão corretas. Dentre os efeitos colaterais da aveia, no caso do seu alto consumo, você encontrará: obstrução intestinal, muita produção de gases, inchaço, cólicas e dores no abdômen e ainda, a redução na absorção das vitaminas e minerais.

Se você tem algum dos problemas – cólon irritável, osteoporose, dentre outros, a presença da aveia na sua alimentação deve ser feita da forma que o seu médico recomendar. Pois, a ingestão desse cereal tornaria a sua vida e saúde ainda mais difíceis.

O cereal contém ainda muitos antioxidantes, o que previne o envelhecimento e o aparecimento de algumas doenças. Há ainda a presença de zinco e do mineral, boro. Com um consumo em porções corretas e diversificado – nas frutas, bolos, mingaus, etc, a aveia é um grão que não pode faltar na sua dieta. Então, procure um médico nutricionista e usufrua de todo o bem a saúde que a aveia tem a te oferecer.

aveia

Comments are closed.

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!