0

Benefícios do ômega 3 e suas fontes

O ômega 3 é um tipo de gordura; um ácido graxo que é essencial à saúde humana. Ele precisa ser ingerido através da alimentação porque não é produzido pelo corpo humano. Também é um potente antioxidante.

Redução de riscos de doenças

Estudos científicos têm comprovado nos últimos anos que dietas com boas quantidades de ômega 3 desempenham papel importante na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e na redução do colesterol e triglicerídeos, doenças inflamatórias. Auxiliam também no crescimento e desenvolvimento fetal e neural, além de diminuir a vasoconstrição e agregação plaquetária, possuindo ação anti-inflamatória e anti-trombótica,  reduz a pressão arterial, ajuda a prevenir a depressão, a psoríase e atua no sistema imune.

Os benefícios do ômega 3 estendem-se para a redução do risco de desenvolver diversas doenças, incluindo:

– Diabetes;
– Asma;
– Artrite reumática;
– Colites;
– Derrame;
– Alguns tipos de câncer;
-Declínio mental.

Alguns estudos também indicam que o ômega 3 traz benefícios para o aprendizado, para o sistema imunológico e para o humor.

O ômega 3 tende a melhorar a concentração e a memória, aumentar a motivação e aliviar o estresse. Por isso, é considerado ótimo antidepressivo natural. E ainda ajuda a prevenir doenças degenerativas cerebrais, como Alzheimer e Parkinson.

Fontes do ômega 3

 O ômega 3 pode ser encontrado em peixes – preferencialmente os de águas frias e profundas, como salmão, sardinha, atum, bacalhau, arenque, cavala – oleaginosas (amêndoas, nozes, castanhas), vegetais de folhas verdes escuro, sementes de linhaça, óleos vegetais de soja e canola.

Os peixes são as melhores fontes de ômega 3 e algumas espécies possuem maior quantidade. Recomenda-se ingerir pelo menos duas porções de peixe semanais, mas se puder incluir outras fontes de ômega 3, os benefícios serão maiores.

Os peixes devem ser  cozidos, assados, ou grelhados. Não é recomendado frita-los, pois este processo destrói o ômega 3. Melhor escolher o mais saudável!
Estudo realizado por psiquiatras da Universidade de Viena indicou que ácidos graxos poliinsaturados na alimentação podem reduzir o risco da esquizofrenia. Essa doença afeta aproximadamente 1% da população.

Devemos ingerir alimentos fontes do ômega 3 diariamente.  A dose recomendada é de 0,5 a 1 % da ingestão total de calorias ingeridas na dieta. Na gravidez e no período da amamentação é indicada a suplementação de 1 grama (1000mg ) de ômega 3. Todavia, deve ser interrompido a partir do oitavo mês, até o nascimento do bebê, pois esse processo pode aumentar o sangramento no momento do parto.

omega 3

Comments are closed.

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!