0

Conheça melhor a dieta Ravenna

Vocês já ouviram falar da dieta Ravenna?

É uma dieta que inclui no cardápio todos os grupos de alimentos: vitaminas, proteínas, gorduras e carboidratos, mas também exclui os carboidratos simples, que são as farinhas e açúcares refinados. Estes estão presentes em bolos, massas e pães. Durante o período de dieta, esses alimentos são proibidos por causa do seu alto índice de glicemia, já os carboidratos complexos (frutas, verduras, grãos integrais e cereais) são ricos em fibras, dão saciedade e melhoram o funcionamento do intestino.

Esse método de perda de peso foi desenvolvido pelo psicoterapeuta argentino Maximo Ravenna, daí o nome da dieta. Ele consiste em liberar todos os alimentos com baixo índice glicêmico e eliminar os carboidratos refinados.

A dieta Ravenna conta com acompanhamento de terapeutas, educadores físicos e nutricionistas. Todos trabalham juntos para compor um planejamento que junte dieta com baixas calorias, tratamento comportamental e exercícios físicos. Ela é dividida em duas etapas:

1 – O emagrecimento – onde são retirados os carboidratos do cardápio.

2 – A manutenção – onde os alimentos proibidos são introduzidos gradualmente.

É uma dieta que tem tendências de  provocar a perda de musculatura. Primeiro, a pessoa emagrece. Depois, aprende a comer. Os alimentos liberados são: vegetais, frutas, carnes, ovos e café. Os proibidos: alimentos gordurosos, doces e todos os tipos de farinha. Mas apesar daqueles alimentos serem liberados, eles nunca devem ser usados em quantidades excessiva. A dieta possui um cardápio variado e muito gostoso. Isso incentiva a continuação da dieta.

A perda de peso

Com essa dieta, as mulheres emagrecem por mês de 5 a 7% do seu peso corporal e os homens de 7 a 10%. São quatro refeições por dia, dividido em café da manhã, almoço, café da tarde e janta. É permitido comer sobremesa! Porém, todas as refeições são precedidas de um líquido quente (caldo) para acalmar a fome e iniciar o processo de saciedade.

A perda do peso na primeira semana é de 2 kg , já nas etapas seguintes é de 1 kg. São incluídos os exercícios físicos para fortalecer a musculatura e ajudar na redução das medidas. Mas por se tratar de uma dieta hipocalórica, os exercícios deverão ser dosados de acordo com a capacidade de cada indivíduo.

A dieta Ravenna também conta com grupos terapêuticos, que ajudam a pessoa a entender sua relação com a comida e eliminar algum vínculo compulsivo.

dieta ravenna




Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!