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Dicas para melhorar a amamentação

O leite materno é o único alimento que atende completamente as necessidades nutricionais do bebê: não tem contaminação, protege das doenças, favorece o desenvolvimento mental e nervoso, e é oferecido na temperatura ideal.

Nas primeiras mamadas, o bebê recebe o colostro – substância que o protegerá de bactérias e viroses até completar aproximadamente seis meses de vida. A mãe deve ter muita paciência e não desistir de amamentar se o leite demorar um pouco a surgir; às vezes ele demora até uma semana. A alimentação da lactante requer atenção especial: alimentos ácidos geralmente tornam o leite ácido, fazendo com que o bebê sofra cólicas. Evite condimentos, alimentos industrializados (lingüiça, salsicha, sardinha) e frituras. Abandone completamente o uso de bebidas alcoólicas e fumo, pois estas substâncias serão transmitidas ao bebê através do aleitamento e prejudicarão seriamente sua saúde.

Amamentação

Para estimular a lactação e aumentar o leite

 

Cereais

Arroz integral, aveia, canjica, castanhas, milho e derivados, nozes e trigo integral.

 

Hortaliças

Beterraba, cenoura e espinafre.

 

Frutas

Amendoim, banana, coco, figo, maçã, mamão, jaca, pêra e uva.

 

Plantas

Beldroega – Usá-la na alimentação na forma de saladas cruas, ou refogada.

Erva-doce (Funcho) – Chá das sementes (20 g para 1 litro de água). Tomar 4 a 5 xícaras ao dia.

Hortelã – Chá das folhas (20 g para 1 litro de água). Tomar 4 a 5 xícaras ao dia.

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