0

Goji Berry e seu poder antioxidante

Uma nova fruta vem entrando para o cardápio do brasileiro, a goji berry. Originária dos países do sul da Ásia (como a China, Tibet e Índia), a fruta tem se tornado a sensação nas dietas, principalmente pelo seu alto número de propriedades benéficas a saúde – é rica em aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e polissacarídeos. Além de todos esses benefícios, uma colher da fruta tem apenas 50 calorias.

Alta concentração de vitamina C

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition comprovou que a goji berry possui uma alta concentração de vitamina C – a maior encontrada em todas as frutas – onde cada 100 gramas da fruta possui 2 gramas de vitamina C. Se for consumida como chá ou na versão seca, as mesmas 100 gramas possuem 2500 mg de vitamina C, que equivalente a mais de 50 vezes a quantidade de uma laranja.

Outro ponto interessante quanto à fruta e que foi relevado pelo Journal of Alternative and Complementary Medicine é que o consumo regular da goji berry (3 vezes por semana) aumenta o nível de energia, desempenho atlético, qualidade do sono e do acordar, além de ajudar na concentração. Consequentemente, causa emagrecimento indireto.

Carotenóides, Ácidos Graxos e Fitonutrientes

Como é uma fruta de pigmentação vermelha, ela é rica em carotenóides, que ajudam o organismo a prevenir doenças do envelhecimento, assim como protege a pele e os olhos. Além disso, por contar com propriedades antioxidantes, a fruta é utilizada como um agente na prevenção de diversas doenças cardiovasculares, diabetes e, até mesmo, inflamatórias e distúrbios da visão (contém a zeaxantina e a luteína).

Já os ácidos graxos insaturados são excelentes para reduzir a taxa de colesterol ruim, conhecido também por LDL. Quanto aos aminoácidos encontrados na fruta, esses tem o poder de colaborar para a produção de proteínas que auxiliaram no enrijecimento de músculos. Para fechar a extensa lista de benefícios da goji berry, tem-se que esta pequena frutinha possui uma quantidade considerável de fitonutrientes que são minerais altamente anticancerígenos.

Como consumir a goji berry

Para quem gostou dos benefícios citados e quer passar a consumir a fruta, a dosagem diária recomendada é de 15 a 45 gramas ou 120 ml de suco. Contudo, infelizmente, por ser uma fruta importada não é tão fácil localizá-la na versão in natura, sendo possível achar mais facilmente na forma desidratada ou em cápsulas com o pó.

Quanto ao seu preço, esse ainda é um pouco salgado para muitos bolsos. Uma caixa com 60 comprimidos custa em média de R$ 30 a R$ 120 e o pacote de 150g da fruta desidrata sai por R$ 40.

goji berry

Comments are closed.

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!