0

Mitos e Verdades sobre glúten

Possivelmente ao ler o título você pensou na quantidade de matérias que leu a respeito da retirada do glúten da dieta não é mesmo? O número de famosas que aderiram à dietas restritivas de glúten e obtiveram excelentes resultados só cresce, o que contribui para a tendência se espalhar.

Mas até que ponto é realmente necessário cortar o glúten para obter um resultado favorável? Quais são os mitos e verdades sobre o glúten? Acompanhe abaixo algumas considerações válidas sobre o assunto.

É possível ser saudável com glúten!

Embora hoje seja febre fazer uma dieta restrita de glúten, a realidade é que ele só faz realmente mal aos celíacos, isto é, aqueles que possuem intolerância ao glúten. Por anos a fio o glúten esteve fortemente presente na dieta das pessoas em geral, sem ter sua presença associada a fatores negativos.

Repentinamente ele passou a ser um dos maiores vilões da alimentação, mas é preciso analisar com calma essa restrição, pois caso contrário, além de gastar mais para comprar alimentos sem glúten, as substituições, quando mal feitas, podem acabar trazendo prejuízos à saúde.

Ser saudável não está associado a cortar algum alimento apenas por ele conter determinado item, sem que exista uma razão real, como alergia ou intolerância, para isso. Um estilo de vida saudável tem relação com consumir alimentos simples, porém naturais.

Algumas pessoas usam como desculpa o fato de não ter dinheiro para se alimentar melhor, mas isso não pode ser justificativa para isso. A chamada “dieta da feira” é acessível a todas as pessoas e olha só: é sem glúten!

mitos e verdade do gluten

Grandes mitos e verdades do glúten

As pessoas falam muito sobre o glúten e é claro que aparecem informações de todos os tipos: aquelas que realmente fazem sentido e outras que acabam virando um mito que toma força, de tanto que é repetido.

A seguir vamos listar alguns mitos e verdades sobre a dieta sem glúten que talvez surpreenda muitas pessoas em alguns pontos e auxilie muitas outras a entender melhor um pouco sobre esse tipo de restrição alimentar e escolher o que é de fato melhor para si.

O glúten é prejudicial a qualquer pessoa – MITO

A menos que a pessoa seja diagnosticada com intolerância ou alergia ao glúten, a ingestão desse alimento não causará prejuízo à sua saúde.

Tirar o glúten da alimentação emagrece? VERDADE

O glúten contem elementos como carboidrato e açúcar, então, sim, tirá-lo da dieta resulta em perda de peso. Mas não pela ausência do glúten e sim pelos elementos que o compõe que não estão presentes.

Não tem problema cortar totalmente o glúten da dieta – MITO

A menos que a pessoa tenha intolerância ou alergia, a recomendação médica é que o glúten seja retirado por um prazo máximo de 30 dias, intervalado com outros tipos de dieta.

Além dos celíacos, existem outros grupos de pessoas em que o glúten deve ser restrito na alimentação? VERDADE

Pessoas que tem alergia ou sensibilidade ao glúten, além de alguns casos de irritação no cólon, tem por indicação médica uma dieta restrita de glúten, assim como os celíacos.

Posso tirar o glúten da alimentação por conta própria, sem a consulta de um médico – MITO

Sempre que abordamos questões relacionadas à saúde reforçamos a ideia de que a procura de um médico para auxiliar no processo é indispensável! Não deixe de procurar um profissional para tirar suas dúvidas e buscar orientações profissionais, ele sempre será a melhor pessoa para te ajudar no seu caso, independente do que seja.

Comments are closed.

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!