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Mitos e verdades sobre o ovo

Saudável ou vilão? Saiba mais sobre este alimento rico em vitaminas

Existem diversas especulações a respeito do ovo. Pesquisas apontam os seus benefícios, em contrapartida outros estudos associam o alimento como prejudicial e aconselham o consumo com moderação.

Mas afinal, o ovo é ou não um alimento saudável que deve fazer parte do nosso cardápio? A procura de uma resposta, fomos à busca de mitos e verdades quando o assunto é os benefícios e implicações do ovo para saúde. Acompanhe:

Verdade: responsável pela produção do colesterol benéfico

Pesquisas associam o ovo à produção do colesterol bom (HDL), responsável no combate à aterosclerose, doença causada pela formação de placas de gorduras nas paredes arteriais. O ovo é composto em sua maioria por gorduras ligadas ao colesterol, sobretudo sua principal função também associa-se à produção de hormônios.  O ovo produz sim o colesterol ruim, mas compensa com a formação do colesterol benéfico. Sendo assim, pode inserir este alimento no seu cardápio com segurança.

Mito: aumenta às chances de doenças cardiovasculares

Pesquisas quiseram considerar o ovo um grande vilão da saúde do coração, mas não obtiveram provas suficientes para essa comprovação. Não foi provado que o ovo está relacionado com o aumento da produção de gorduras prejudiciais ao organismo.

O ovo é sim um alimento rico em colesterol, mas não há quantidades significativas de gordura saturada. O alimento deve apenas ser consumido com moderação entre diabéticos e pessoas que já sofreram infarto, adicionando-o ao cardápio no máximo três vezes na semana.

Mitos e verdades sobre o ovo

Verdade: ótimo para saúde muscular

O alimento é excelente para atletas e pessoas que buscam o condicionamento físico. O ovo é um grande aliado entre quem busca o ganho de massa magra, pois principalmente na clara há grande quantidade de leucina, aminoácido responsável por preservar os músculos, muito utilizado também entre os atletas em forma de suplemento.

Através da avidina, substância produzida pelo ovo,  será também preservadas algumas vitaminas importantes do complexo B que auxiliam diretamente na produção de energia e recuperação dos músculos.

Verdade: contribui para o emagrecimento

Comer ovo garante a sensação de saciedade e mantém o estômago cheio por mais tempo. No ovo são encontrados boa parte de aminoácidos essenciais ao organismo que necessitam de uma digestão mais demorada.

O ovo aliado ao ômega-3 também presente no alimento auxilia no aumento dos níveis de açúcar no sangue, controle de picos de insulina e diminui a vontade de alimentar-se sem controle, principalmente por açúcares e farinhas, alimentos considerados calóricos.

Ótimo aliado do cérebro e da sensação de bem-estar

Não bastassem todos os benefícios, o ovo também é aliado número um da saúde mental. A colina, substância presente no alimento é responsável pela saúde da memória e por estimular as capacidades cognitivas através da formação de novos neurônios.

O nutriente também é preventivo no combate às doenças degenerativas, como o Parkinson e Alzheimer. A colina é um nutriente muito importante também para o consumo entre mulheres grávidas, pois auxilia na formação cerebral do feto.

Fonte poderosa de triptofano o ovo é uma excelente fonte na produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, como a serotonina. Invista neste alimento pela amanhã e mantenha-se saciado e fortalecido para as tarefas que estão por vir.

Fonte: www.saredrogarias.com.br

 

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