0

Mitos e verdades: vinho faz bem à saúde e emagrece?

É verdade: todos conhecem há muito tempo os benefícios que o vinho traz ao ser humano. Claro, ingerido em porções moderadas e se não tiver contra indicação na ingestão de bebidas alcoólicas. O vinho é a bebida alcóolica que mais favorece a saúde. Ele é preparado com a casca da uva, que contêm compostos fenólicos. Esses são substâncias encontradas na casca e na semente. Essa substância previne a deposição de placas de gorduras nas artérias, um dos fatores de desenvolvimento de doenças cardíacas, fazendo grande bem ao coração. Os antioxidantes presentes na uva têm o papel de elevar o bom colesterol e abaixar o mau (LDL – colesterol), mantêm a coagulação do sangue normal e diminuem o stress celular.

Vinhos tintos e brancos diferenciam pelo conteúdo de antocianinas – moléculas responsáveis pela pigmentação, ausentes em uvas brancas. É importante saber que, apesar do vinho tinto ser recomendado para prevenção de doenças cardiovasculares, seu consumo deve ser moderado e feito sob a supervisão e orientação de nutricionista ou médico.

Houve tempo em que o vinho era diluído com água e receitado como um tônico por afastar a depressão e conduzir à euforia. Dizia-se que ingerido diariamente, em quantidades razoáveis, ele era capaz de tornar a longevidade mais provável.

O vinho emagrece?

Pesquisas mostram que o consumo de vinho pode combater efeitos relacionados à obesidade. O vinho possui uma substância chamada piceatanol. Ela faz retardar as células jovens de gordura e as impede de se transformar em células maduras. Além disso, avaliaram que o resveratrol ajudava o organismo a diminuir a capacidade de armazenar e gerar a gordura, que são grandes benefícios para quem deseja perder peso. Ficou comprovado também que mulheres que consomem uma taça de vinho tinto por dia engordam menos que as que não bebem.

Mas, o vinho não é recomendado por profissionais para ajudar a perder peso, já que o álcool retém líquidos, o que pode resultar em efeito contrário, ou seja: aumentar o peso.

beneficios do vinho

Comments are closed.

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!