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O que comer para controlar o colesterol?

Você tem colesterol alto?

O colesterol e as triglicérides apesar de serem vistos como vilões, são dois tipos de gorduras essenciais para o organismo.

O colesterol é necessário para a produção de novas células, vitamina D, sais biliares e de hormônios esteróides – como testosterona e progesterona. Já os triglicérides tem como função principal regular a reserva de energia. O único problema é que em excesso ambos trazem prejuízos à saúde.

Para prevenir o colesterol, a pessoa deve submeter ao exame de sangue, que deve ser feito anualmente e fazer uma boa dieta com alimentos saudáveis. Alimentos de origem animal são campeões em colesterol. Mas existem aqueles que são verdadeiros aliados, pois ajudam a reduzir as taxas dessa substância no sangue.

Aprenda como controlar o colesterol comendo os alimentos certos

Coma frutas, verduras e legumes, principalmente os folhosos verde-escuros como: couve, brócolis e espinafre. Eles são ricos em flavonóides e interferem no metabolismo das gorduras.

Tome leite desnatado ou leite de soja, iogurte desnatado light e margarinas cremosas light, azeite ou óleo de canola, queijo branco ou ricota, carnes magras, peixes como: linguado, pescada, atum, sardinha, peito de peru e de chester.

Inclua na sua dieta:

Aveia – essa fibra reduz de 8 a 23% no colesterol total.

Soja – o consumo de 25 g. de proteína de soja ao dia evita o aparecimento de doenças do coração.

Fitoesteróis – essas substâncias são encontradas nos vegetais (como semente de girassol) e também impede a absorção de gordura da dieta, o que favorece a redução do colesterol.

Antioxidantes – são encontrados principalmente em vegetais verde-escuros, frutas como cereja, amora, uva, morango, jabuticaba e maçã, grãos de linhaça, soja, sementes, castanhas, condimentos e ervas como cúrcuma, cravo, orégano e alecrim e também em bebidas, como suco de uva, vinho e chás.

 

Alimentos proibidos:

Leite integral, queijos gordurosos (amarelos e requeijão), manteiga, margarina, creme de leite carnes gordas, enlatados crustáceos (camarão, lagosta), frutos do mar, embutidos (salsicha, lingüiça) chocolate, coco, óleo de amendoim, bacon, toucinho, banha biscoitos amanteigados, cremosos e recheados, bebidas alcoólicas, pães, torradas ou bolachas simples (tipo água e sal).

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