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O que são e quais benefícios dos alimentos funcionais?

A ciência vem estudando cada vez mais sobre a importância da alimentação na vida do ser humano. Foram descobertas recentemente muitas substâncias que estão presentes nos alimentos e que possuem vários efeitos favoráveis à nossa saúde. Dentre essas descobertas, estão os alimentos funcionais.

Alimentos funcionais são aqueles que contêm ingredientes que beneficiam o organismo, possuindo as funções nutricionais básicas. Caracterizam-se por serem potencialmente benéficos na redução de riscos de doenças crônicas degenerativas, além de promover a saúde.

Para que esses alimentos sejam benéficos, é necessário que seu consumo seja regular, sem necessidade de uma supervisão médica. Deve-se ressaltar que para obter o efeito almejado, deve-se realizar uma dieta equilibrada e adequada à necessidade de cada um.

Quais são os benefícios dos alimentos funcionais?

Os benefícios estão relacionados com a redução do risco de várias doenças causadas por radicais livres, com o controle do colesterol e prevenção de doenças como a diabetes e o câncer. É indicado o uso de frutas, cereais e vegetais na alimentação, pois foi comprovado que grande parte dos componentes ativos se encontra nesses alimentos.

Alguns tipos de alimentos funcionais

Aveia – Auxilia na redução do colesterol, diminui a absorção da glicose em diabéticos e previne o câncer de cólon.

Soja – Diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL). Reduz o risco de doenças cardiovascular e reduz o risco de alguns tipos de câncer.

Tomate e goiaba vermelhos – Possui ação oxidante, que protege as células contra os radicais livres. Reduz as doenças cardiovasculares e o risco de câncer de próstata, graças ao licopeno (substância funcional).

Hortaliças – Possui ação oxidante, que protege as células contra os radicais livres, protegendo a visão contra a degeneração macular e a catarata.

Peixes de água profunda – Possui ômega 3 e seu consumo reduz o risco de doenças cardiovasculares. Também é importante para a visão e para o desenvolvimento do feto.

Brócolis – Rico em sulforanato, que é uma substância anti-cancerígena. É ótima fonte de vitaminas e minerais. Indicado para reduzir o risco de câncer de próstata, consumindo pelo menos três porções diárias.

Banana, cebola, trigo, alcachofra e alho – Possuem oligossacarídeos, que ajudam a evitar a constipação, reduz a pressão arterial, baixa o colesterol, previne a osteoporose e ainda protege a função hepática do corpo.

Vinho Tinto: Possui resveratrol e polifenóis, que protegem o corpo contra doenças cardíacas. Beba com moderação.

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