0

O que são e quais benefícios dos alimentos funcionais?

A ciência vem estudando cada vez mais sobre a importância da alimentação na vida do ser humano. Foram descobertas recentemente muitas substâncias que estão presentes nos alimentos e que possuem vários efeitos favoráveis à nossa saúde. Dentre essas descobertas, estão os alimentos funcionais.

Alimentos funcionais são aqueles que contêm ingredientes que beneficiam o organismo, possuindo as funções nutricionais básicas. Caracterizam-se por serem potencialmente benéficos na redução de riscos de doenças crônicas degenerativas, além de promover a saúde.

Para que esses alimentos sejam benéficos, é necessário que seu consumo seja regular, sem necessidade de uma supervisão médica. Deve-se ressaltar que para obter o efeito almejado, deve-se realizar uma dieta equilibrada e adequada à necessidade de cada um.

Quais são os benefícios dos alimentos funcionais?

Os benefícios estão relacionados com a redução do risco de várias doenças causadas por radicais livres, com o controle do colesterol e prevenção de doenças como a diabetes e o câncer. É indicado o uso de frutas, cereais e vegetais na alimentação, pois foi comprovado que grande parte dos componentes ativos se encontra nesses alimentos.

Alguns tipos de alimentos funcionais

Aveia – Auxilia na redução do colesterol, diminui a absorção da glicose em diabéticos e previne o câncer de cólon.

Soja – Diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL). Reduz o risco de doenças cardiovascular e reduz o risco de alguns tipos de câncer.

Tomate e goiaba vermelhos – Possui ação oxidante, que protege as células contra os radicais livres. Reduz as doenças cardiovasculares e o risco de câncer de próstata, graças ao licopeno (substância funcional).

Hortaliças – Possui ação oxidante, que protege as células contra os radicais livres, protegendo a visão contra a degeneração macular e a catarata.

Peixes de água profunda – Possui ômega 3 e seu consumo reduz o risco de doenças cardiovasculares. Também é importante para a visão e para o desenvolvimento do feto.

Brócolis – Rico em sulforanato, que é uma substância anti-cancerígena. É ótima fonte de vitaminas e minerais. Indicado para reduzir o risco de câncer de próstata, consumindo pelo menos três porções diárias.

Banana, cebola, trigo, alcachofra e alho – Possuem oligossacarídeos, que ajudam a evitar a constipação, reduz a pressão arterial, baixa o colesterol, previne a osteoporose e ainda protege a função hepática do corpo.

Vinho Tinto: Possui resveratrol e polifenóis, que protegem o corpo contra doenças cardíacas. Beba com moderação.

alimentos funcionais

 




Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!