0

Obesidade Infantil – Como Lidar com a Alimentação?

Atualmente o índice de crianças que apresentam obesidade na faixa etária de até dez anos tem aumentado constantemente, exibindo um quadro de descuido alimentar. No entanto, é comum que a criança seja um reflexo do seu modo de vida. Normalmente os pais também apresentam sobrepeso ou obesidade.

A criança que atinge níveis de massa corporal acima de trinta já pode ser considerada obesa. Assim, deve-se buscar orientações médicas para que o quadro de obesidade seja revertido, pois a obesidade pode causar  sérios problemas de saúde na criança; como a limitação da capacidade respiratória, os problemas metabólicos, o surgimento de doenças como a diabete do tipo II e os desvios ósseos.

Mudando a Alimentação

Toda a família deve ser reeducada na questão alimentar. É preciso modificar a alimentação e optar por alimentos mais saudáveis, tornando-se exemplo e, principalmente, um apoio para a criança que passa a se limitar a determinados alimentos os quais não possuía o hábito de consumir.

A obesidade e os problemas sociais

A obesidade pode ainda causar problemas sociais na criança, afastando-a de atividades que gostava de fazer ou ainda de amigos que o excluem devido à condição da sua obesidade, por suas limitações ou pelo seu impulso por comer. Assim, a família deve proporcionar toda a proteção durante o tratamento da criança contra a obesidade, como acompanhamento psicológico, reeducação alimentar, atividades físicas e principalmente diálogo.

Tratamento

Há determinados casos em que há a possibilidade da criança necessitar do uso de medicamentos que inibam o apetite. Porém, o mais indicado nesses casos é a reeducação alimentar e principalmente a prática de atividade física. Toda a família deve aderir a essa consciência e acompanhar a criança pela busca de uma qualidade de vida melhor. A cirurgia bariátrica não é aplicada para crianças ou adolescentes abaixo dos quinze anos, pois ainda estão sendo estudados os efeitos que poderão causar no jovem e todas as implicações da cirurgia. Dessa forma, os pais não devem contar com o processo mais rápido de emagrecimento do seu filho, mas sim, acompanhá-lo às visitas médicas e demais atividades necessárias para o seu bem estar.

obesidade infantil

Comments are closed.

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!