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Os alimentos, suas cores e benefícios

No arco-íris da alimentação cada cor e nutriente, possui uma função para saúde

Os alimentos possuem uma variedade de cores. Cada pigmento do arco-íris da alimentação é responsável por funções importantes ao organismo no fortalecimento da saúde e combate às doenças. Na hora de colorir o seu prato saiba quais são os nutrientes e minerais que está investindo para sua saúde. Vamos conhecer o valor nutricional de cada alimento de acordo com a sua coloração:

Verdes

Os alimentos verdes, como agrião, couve, manjericão, espinafre, entre outros, são ricos em vitamina A, clorofila e substâncias  com forte ação antibacteriana e antioxidante. Ricos em luteína, este nutriente é primordial no combate ao envelhecimento precoce e formação dos radicais livres.

Vermelho, roxo e tons azulados

Este pigmento é denominado de antocianina, substância presente na uva, amora, açaí, beterraba, vinho tinto e framboesa. Excelentes antioxidantes na prevenção do colesterol ruim e saúde das células. Ótimo para saúde do coração e no combate ao câncer.

Branco e amarela

Queijos, bata, arroz, banana, batata doce, entre outros, são alimentos com alta quantidade de cálcio e potássio. Estes nutrientes são fundamentais ao organismo, age nas funções do sistema nervoso, saúde dos ossos e formação dos músculos. A cor amarela é responsável por combater alergias e inflamações, pois combate diretamente a histamina, substância causadora de coceiras e inflamações.

Alimentos bege e marrom

Noz, castanha e cereais integrais são fontes poderosas de saúde.  Rico em fibras e vitaminas do complexo B, estes nutrientes são importantes para as funções intestinais, principalmente saúde do cérebro, combatendo a ansiedade, mal-estar, além de agir também a favor da saúde do coração no combate às doenças cardiovasculares. O selênio é uma importante substância para melhoria das funções mentais, inclusive no combate às doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Alimentos alaranjados

Mamão, cenoura, manga e pêssegos são alguns dos alimentos ricos em betacaroteno, responsáveis pela manutenção dos tecidos e saúde da visão. Ricos em vitamina A, C e B3 essas substâncias favorecem a saúde do sistema imunológico e nervoso. Invista nestes nutrientes para o metabolismo das gorduras, emagrecimento saudável e melhor digestão.

cores dos alimentos

Fonte: http://www.onlinefarma.com.br




Commentários (1)

  1. Domingos Pascoal 16/07/2015 at 06:05

    Gosto deste site e por isso preciso de dicas sobre regras alimentares pelo facto de eu ser hipertenso.

    Responder

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