0

Por que devemos escolher alimentos orgânicos?

 Sempre que falamos em alimentos orgânicos, a primeira coisa que vem a cabeça são os alimentos produzidos sem o uso de nenhum tipo de agrotóxicos ou adubo sintético. Contudo, o seu conceito vai muito além, pois significa dizer que não somente os alimentos, como toda a área plantada, não sofreram nenhum tipo de alteração por parte de qualquer produto químico.

Alimentação mais saudável

Uma das razões principais para o consumo de alimentos orgânicos é que estes são mais saudáveis, pois sua produção acontece em um solo com um número maior de nutrientes naturais, sem apresentar resíduos químicos ou, até mesmo, de hormônios para um crescimento mais acelerado das frutas, verduras, legumes, entre outros. Eles contêm mais fibra alimentar, proteína, açúcares e também alguns minerais como ferro, potássio e selênio quando comparados aos tradicionais ou convencionais.

Além disso, os alimentos orgânicos tem um prazo de durabilidade maior, ou seja, as perdas são menores se comparadas aos outros tipos de alimentos. Isso ocorre porque como não foi utilizado nenhum tipo de produto químico, o produto orgânico tem um ciclo natural que vem desde a sua semeadura até o período do apodrecimento.

Mais nutrientes e sabor

Falando do lado nutricional, as vantagens de se escolher um alimento orgânico são diversas, a começar pelos macronutrientes, ou seja, pelos carboidratos, proteínas e gorduras. Essas fontes de energia para o nosso organismo são sintetizadas somente pela fotossíntese natural, pois são afetadas diretamente pela luz solar. Com relação aos micronutrientes, ou seja, aos antioxidantes e aos fitoquímicos, pode-se notar facilmente que o valor nutricional dos alimentos orgânicos é, pelos menos, 30% maior do que um alimento “tradicional” – com a presença de produtos químicos.

Outro ponto interessante a favor da escolha dos alimentos orgânicos é que os mesmos são certamente mais saborosos e apresentam o real sabor e coloração dos alimentos, pois não sofrem nenhum tipo de modificação. E, consumindo esses alimentos orgânicos, o seu corpo agradece. Principalmente pelo fato de que ao não ingerir contaminantes sintéticos você contribui para uma melhor qualidade de vida. Como também, os alimentos orgânicos possuem menor quantidade de nitratos e nitritos, substâncias que podem ser cancerígenas e também provocar má formação genética.

Infelizmente, o que ainda diminui o número de consumidores que adquirem produtos orgânicos nas feiras é o seu preço mais elevado em comparação aos produtos “tradicionais”. Contudo, cada vez mais surgem feiras nas principais cidades do país onde os preços praticados são justos.

alimentos orgânicos

Comments are closed.

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!