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Quais cuidados com a alimentação infantil?

É muito importante prover uma boa amamentação, principalmente nos primeiros 6 meses de vida, pois é nessa fase que a criança recebe anticorpos e alguns nutrientes essenciais para seu desenvolvimento. Após esse tempo, deve-se fazer com que a criança comece a experimentar novos alimentos e novos nutrientes, mas que seja apropriado para o consumo de uma criança de 6 meses.

A partir de 1 ano, a criança já pode se alimentar da mesma comida que os demais de sua família, sempre respeitando seu limite. O processo de alimentação durante esse tempo é muito importante, pois é o momento onde a criança está desenvolvendo suas preferências alimentares. Quanto mais comida saudável introduzir, melhor para sua aceitação nos próximos anos.

No processo de crescimento, é importante estabelecer horários para a criança se alimentar e tentar despertar nela o interesse por vegetais e legumes. Esses tipos de alimentos são muito mais difíceis de aceitação, mas são extremamente saudáveis e contribuirá para prevenir várias doenças. Por isso, deve-se sempre procurar fazer com que sejam feitas alimentações com grande quantidade de nutrientes e vitaminas.

Pratos coloridos significam ser mais saudáveis e mais nutritivos, além de ser uma forma criativa para estimular a criança a gostar de alimentos através da diversão. O contraste da cor com diversos tipos de alimentos pode demonstrar que essa refeição está mais ‘completa’ ou mesmo, equilibrada. Procure separar os alimentos para que a criança reconheça o seu sabor. Isso evitará a rejeição nas próximas fases do seu crescimento.

A alimentação saudável de uma criança irá prevenir doenças como: obesidade, pressão alta, diabetes, asma e alergias. Segundo algumas pesquisas, crianças que se alimentam mais de frutas tem menor probabilidade de ter complicações futuras com essas doenças.

Um cuidado especial é em relação ao fast-food. Não se deve comer em uma grande frequência, pois os valores nutritivos do mesmo são muito menores. Quando se fala em fast-food, todos acham que é somente o sanduíche ou uma pizza. Mas se for analisado corretamente, podemos enquadrar também o macarrão instantâneo e o nuggets, por exemplo. O correto é comer comida preparada “de verdade”, como o arroz, feijão, o macarrão, carne, legumes e salada.

Alimentação infantil

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