0

Quais os reais poderes do gengibre?

Gengibre não é apenas uma especiaria, ele é um alimento muito importante no combate de várias doenças. Veja o que essa pequena maravilha pode fazer por você.

O gengibre é obtido a partir da planta Zingiber officinale. O termo “gengibre” refere-se apenas à parte comestível da planta e não de toda a planta em si. Sua parte comestível é a raiz. Esta é uma haste horizontal, que se desenvolve no subsolo. O gengibre surgiu primeiro na China e hoje o seu cultivo acontece em todo lugar do mundo; incluindo Índia, África Ocidental e ilhas do Caribe.

Propriedades curativas do gengibre

O consumo de gengibre para fins medicinais é indicado principalmente para ajudar na digestão. Ele contém cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio, potássio, sais minerais, além das vitaminas A, do complexo B, e vitamina C. O consumo de gengibre estimula a vesícula biliar a libertar seu suco, o que estimula a digestão. Isso aumenta a assimilação de nutrientes dos alimentos consumidos. Além de ajudar na digestão, o gengibre também é usado para dar alívio sintomático de dores de estômago, diarreia e distensão abdominal.

Gengibre dá alívio à náusea associada com enjoos matinais durante a gravidez. Ele também pode ser usado para tratar a náusea ou enjoo provocado devido à quimioterapia. Estudos realizados comprovam que os gengibres possuem propriedades analgésicas e antibacterianas, além das propriedades anti-inflamatórias que podem ser utilizados para aliviar a dor nas articulações causada devido a artrite reumatoide e a osteoartrite. Para aliviar a dor da artrite, o gengibre é usado externamente, seja em um banho ou em compressas.

Para preparar um banho de gengibre, adicione uma pequena quantidade de água fervente para uma ou duas fatias de gengibre fresco. Cubra o vaso para impedir que os óleos voláteis evaporem para a atmosfera. Após cerca de 10 minutos, adicione esta mistura à água do banho regular.

O gengibre pode diminuir os níveis de colesterol no organismo, o que diminui a pressão arterial e reduz o risco de um acidente vascular cerebral. Ele também tem propriedades de afinamento do sangue, o que reduz as chances de doenças cardíacas.

O consumo de gengibre faz com que o corpo se sinta quente e assim, promove a transpiração. Esta propriedade é especialmente útil quando uma pessoa está sofrendo de uma febre, uma vez que a transpiração provoca uma quebra de temperatura mais rápida. Consumir gengibre também é benéfico se você tem uma tosse, resfriado ou dor de garganta. A melhor maneira de consumi-lo é na forma de chá. Ferva dois copos de água com duas colheres de sopa de gengibre fresco ralado por cerca de dez minutos. Coe a mistura no seu copo. Adicione uma colher de chá de mel e um pouco de limão a gosto.

O gengibre também é termogênico. Assim, ele auxilia no emagrecimento. Veja mais detalhes na matéria “Quais alimentos do dia-a-dia que emagrecem

poderes do gengibre

Comments are closed.

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!