1

Restrições alimentares para celíacos

Algumas vezes, resultado de doenças adquiridas por hábitos alimentares equivocados, em outras, quadros que já surgem desde o nascimento. As restrições alimentares estão presentes na vida de muitas pessoas. Entre estas restrições, uma que chama à atenção e tanto quanto qualquer outro tipo, merece cuidados e atenção, é a restrição alimentar para a doença celíaca. Mas o que é a doença celíaca?

Conceituando a Doença Celíaca

Também chamada de DC, a doença celíaca é um tipo de intolerância a uma específica proteína: o glúten. Ela ocorre por fatores genéticos e também relacionados com o contexto habitual de alimentação que o paciente portador desta intolerância, está inserido, ou seja, hábitos alimentares desregrados recorrentes.

Entre os principais sintomas da presença desta doença, encontramos quadros crônicos de diarreia, anemia e até perda de peso em alguns casos. Tratar da doença exige uma alimentação calcada numa dieta específica que retire completamente alimentos com glúten em sua composição.

Detectando alimentos que contêm glúten

Não consumir alimentos com glúten é obrigatório no caso da doença celíaca. Ele está presente em alimentos como trigo, centeio, cevada, aveia e malte. Sendo assim, aquele pãozinho francês, ou até mesmo uma cerveja gelada no happy hour com os amigos, são itens proibidos ao consumo.

Dieta restritiva é a solução

Como a DC ainda não tem cura, é preciso seguir rigorosamente a dieta. Mas o que o paciente celíaco pode consumir? Antes de tudo, consultar o nutricionista é essencial. Apenas o profissional de nutrição poderá prescrever com exatidão aquilo que o paciente deve ou não consumir.

Sabemos o quanto é difícil seguir este tipo de dieta sem consumo de glúten, pois ela influi diretamente em nossos hábitos e até comportamento sociais, fora que quase a totalidade dos alimentos mais comuns possuem glúten em sua composição.

Optar por alimentos como peixes, ovos, arroz, legumes, são opções que o celíaco dispõe. Quanto aso alimentos empacotados, é interessante sempre ler o rótulo das embalagens. Há no mercado opções como   torrada de arroz integral, cereais como a quinoa, e também, a alternativa de preparar algumas receitas em casa.

Para ter certeza dos produtos que o celíaco pode consumir, o site da Acelbra (Associação dos Celíacos do Brasil) disponibilizou em seu site, uma tabela de dieta, com alimentos permitidos e sem glúten, confira no link: http://www.acelbra.org.br/2004/alimentos.php .

Veja também a nossa matéria: A alimentação ideal para celíacos

Doença celíaca

Commentários (1)

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!