0

Saiba mais sobre algumas doenças e a alimentação

Já vimos na matéria A cura pelos Alimentos, onde vimos que a alimentação natural pode prevenir ou mesmo curar algumas doenças. Abaixo, relatamos algumas doenças comuns na nossa sociedade atual e quais alimentos devemos consumir para controlá-las ou amenizá-las.

 

Depressão

É um distúrbio afetivo, que pode causar tristeza, pessimismo e baixa autoestima. O tratamento dessa doença é basicamente através de medicamentos antidepressivos. Mas existe outras opções através da alimentação ou reeducação alimentar. É recomendado que seja consumido frutas, carboidratos e diminuição  do açúcar. Este último gera uma euforia inicial e logo depois, gera um pico da glicose. Assim, o corpo transforma o açúcar em gordura e acontece uma hipoglicemia. O corpo pede mais açúcar. Caso atendido o pedido, a pessoa pode ficar obesa. Caso contrario, pode aumentar a depressão. Em alguns casos, o chocolate amargo ajuda bastante na liberação de serotonina (neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, relaxar um pouco e até induzir e melhorar o sono).

Hipertensão

Conhecida como hipertensão arterial ou pressão alta, ocorre quando a pressão nos vasos sanguíneos se eleva muito. Ou seja, quando a pressão sanguínea de uma pessoa estiver acima dos 140/90 mmHg, ou 14 por 9, já é denominado hipertensão. Para essa doença não existe cura, apenas tratamento. Alguns alimentos que podem ajudar no seu controle são frutas vermelhas e amarelas. Exemplo: morango, laranja e mamão papaia.

Anemia

Ocorre por falta de um ou mais nutrientes essenciais para a o organismo. Pode ser causada pela falta de ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. O tratamento é na base de ingestão dos nutrientes em falta. A lentilha, o espinafre, o fígado, a couve, o feijão e o brócolis são alimentos que ajudam a recompor esses nutrientes.

Colesterol alto

O colesterol é uma gordura presente em nosso organismo. A quantidade ideal dessa gordura traz benefícios ao organismo, mas o SEU excesso pode ser prejudicial, podendo vir a ocorrer doenças cardiovasculares. O colesterol pode ser controlado através de remédios, mas existem alguns alimentos que têm funções benéficas contra esse excesso de gordura, como por exemplo, a maçã e a aveia.

Enxaqueca

É um tipo de dor de cabeça seguida de outros sintomas. Ela pode ser causada por diversos fatores; desde alimentos até causas emocionais. Não existe cura para essa doença, apenas remédios para o seu controle. Alguns alimentos que podem ajudar no combate contra a enxaqueca são alimentos ricos em fibras, como as verduras, frutas e legumes.

Intestino Preso

Também conhecido como prisão de ventre, ocorre quando não há um consumo suficiente de fibras para o intestino continuar com suas funções normalmente. A ingestão de fibras e água é muito importante para que volte ao funcionamento regular. Exemplo de alimentos: linhaça, brócolis, mamão e bastante água.

doencas e alimentacao

Comments are closed.

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!