0

Você sabe a diferença entre alergia e intolerância alimentar?

A Alergia alimentar é quando a proteína presente em algum tipo de alimento se torna estranho para o organismo. Em crianças, os principais alimentos causadores de alergia são: leite de vaca, farinha de trigo, ovo e amendoim. Já em adultos são: frutas, vegetais, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar.

Os principais sintomas da alergia são: diarreias, cólicas abdominais, cólicas, vômitos e náuseas. Em crianças, o vômito pode acontecer logo após ingerir o alimento que contém a proteína causadora da alergia. O diagnóstico desse tipo de doença pode ser muito difícil, geralmente devem ser eliminados certos tipos de alimentos durante um período para se comprovar os seus danos.

A alergia alimentar pode desaparecer com o passar dos anos, voltando a não apresentar mais sensibilidade a um determinado alimento. Mas se a alergia alimentar for crônica, não existe cura. O tratamento seria baseado na exclusão do alimento causador da alergia.

A Intolerância alimentar ocorre pela insuficiência ou ausência de uma enzima digestiva no organismo. Como por exemplo, a intolerância ao leite de vaca – quando o organismo não produz quantidade suficiente para metabolização da lactose (açúcar do leite). Os alimentos que podem causar a intolerância são: o glúten, a lactose, frutos do mar, corantes, conservantes e intensificadores de sabores.

Os sintomas são muito parecidos com o da alergia alimentar: diarreia, cólicas abdominais, náuseas e vômitos. O diagnóstico dessa doença é feita a partir de exames físicos, testes bioquímicos e/ou imunológicos. A intolerância alimentar também não possui cura. Portanto, o único método de tratamento é a exclusão do alimento das refeições.

Afinal, qual é a diferença da Alergia Alimentar para a Intolerância Alimentar?

A resposta é simples. Na alergia, o grau de reação é crescente. É comparável a uma reação do corpo como se a substancia fosse um veneno para o organismo.

Já na intolerância, depende da quantidade do que for ingerido. Ou seja, acontece quando o organismo não consegue digerir ou metabolizar o alimento.

Alergia e intolerância Alimentar

Comments are closed.

Login to your account

Can't remember your Password ?

Register for this site!